Perguntas Frequentes


Alterações cadastrais
A solicitação de mudança de endereço, deve ser feita presencialmente, pelo contratante do plano, no setor de Cadastro da Estação Saúde Reduto – Manoel Barata. O contratante deve estar munido dos documentos de RG, CPF e comprovante de residência.
O contratante pode ainda, fazer a solicitação pelo e-mail cadastro@unimedbelem.com.br, com as cópias dos seguintes documentos em anexo:
1- Carta de solicitação por escrito com a assinatura igual a da identidade
2- Cópia do documento de identidade
3- Cópia do CPF;
4- Cópia do comprovante de residência atualizado.
Para que a Unimed faça a alteração do nome, o mesmo já deverá estar alterado junto à Receita Federal. A solicitação deve ser feita pelo contratante do plano, no setor de Cadastro da Unimed, na Estação Saúde Reduto - Manoel Barata e, é necessário ter em mãos, a certidão de casamento ou carteira de identidade atualizada e CPF. Para este serviço, será feita a cobrança do valor de R$ 15,00, referente à emissão do novo cartão com alteração do nome. O valor será debitado na fatura seguinte.
CPF de menor
A Agência Nacional de Saúde (ANS) exige o fornecimento do número de CPF dos beneficiários titulares de Plano de Saúde, independentemente da idade, e de todos os dependentes maiores de 18 anos. A Receita Federal exige de todos os beneficiários acima de 14 anos. A Resolução Normativa da ANS 117 vai além e exige de todos os beneficiários, independentemente de idade. A Unimed Belém pratica o exigido na Resolução Normativa 117
A inscrição do CPF pode ser feita em agências de Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, apresentando a certidão original da criança e documento de identificação do pai ou da mãe, mediante pagamento de uma taxa.
A solicitação pode ser feita para o e-mail cadastro@unimedbelem.com.br, informando o nome, data de nascimento e nº de CPF, ou presencialmente, no setor de Cadastro da Unimed, na Estação Saúde Reduto (Manoel Barata).
Declaração de IR
O recibo para Declaração de Imposto de Renda está disponível no site da Unimed Belém (www.unimedbelem.com.br), área “CLIENTE”>“PESSOA FÍSICA”>“Imposto de Renda”. Para acessar, basta informar o código do cartão do plano e CPF. Outra forma de solicitar a Declaração é por meio do e-mail cadastro@unimedbelem.com.br; ou ainda, presencialmente, no setor de Cadastro, localizado na Estação Reduto - Manoel Barata (esquina com Rui Barbosa).
Adaptação e migração de contratos
A solicitação pode ser feita no setor de Cadastro da Unimed, na Estação Saúde Reduto - Manoel Barata, pelo contratante, somente no dia do vencimento, com acréscimo de 20,59% na mensalidade.
Mudança de acomodação Enfermaria / Apartamento
Para mudar a acomodação, o contratante deverá procurar o setor de Cadastro da Unimed, na Estação Saúde Reduto - Manoel Barata, para assinar novo contrato. É necessário portar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência e a solicitação deverá ser feita até o dia do vencimento, com o pagamento ainda em aberto, para que seja gerado novo boleto de pagamento. No caso de mudança para acomodação “apartamento”, o usuário cumprirá carência de 6 (seis) meses para internação clínica/cirúrgica, com a mudança para a nova acomodação. Porém, para parto, a carência é de 10 (dez) meses, a contar da 1ª mensalidade com o valor de apartamento. Quando a mudança ocorrer de apartamento para enfermaria, não será acrescentando novo período de carência
Mudança de Contratante
A mudança do contratante é feita pessoalmente na Estação Saúde Reduto, na Manoel Barata esquina com a Rui Barbosa, setor de Cadastro, no horário de 07h às 18h, solicitando um documento o qual é preenchido em 03 vias de igual teor e forma, todas devidamente reconhecidas em cartório, juntamente com as cópias de RG e CPF do antigo e novo contratante do plano.
Mudança de vencimento
O contratante deve procurar o setor de Cadastro da Unimed, na Estação Saúde Reduto - Manoel Barata, com identidade e CPF, no período de 1 a 15 de cada mês, com o boleto do mês anterior quitado. Será cobrado o valor proporcional aos dias compreendidos entre a data de vencimento antiga até o dia escolhido para o novo vencimento, conhecido como pró-rata, sendo programado o novo vencimento para o mês seguinte da solicitação.
2ª via de cartão
A 2ª via do cartão pode ser solicitada pelo contratante do plano, presencialmente, no setor de Cadastro, na Estação Saúde Reduto - Manoel Barata. A solicitação pode ser feita também, pelo e-mail cadastro@unimedbelem.com.br, com cópias dos documentos de identidade e CPF anexadas ao e-mail, junto a uma carta de solicitação do contratante, com assinatura igual da identidade. O cartão é enviado pelos Correios, para o endereço cadastrado, e o prazo de entrega é de 20 a 30 dias. O cartão também pode ser retirado pelo contrante, na Estação Saúde Reduto – Manoel Barata. Para a emissão do cartão será cobrada uma taxa de R$ 15,00, a ser cobrada na próxima mensalidade.
Inclusão de Dependentes
A solicitação de inclusão é feita presencialmente, pelo contratante, na Estação Saúde Reduto – Manoel Barata. É obrigatória a presença do dependente e a apresentação de documento legal que comprove a dependência em relação ao Contratante/Titular, tais como: certidão de casamento (cópia); certidão de nascimento (cópia), declaração de convivência marital (reconhecida em cartório - cópia); guarda, tutela e declaração de imposto de renda (cópia). Todos os documentos comprobatórios, se maior de 18 anos: RG, CPF e comprovante de residência; e para menores de 18 anos: certidão de nascimento e CPF. O pagamento deverá ser feito no dia da inclusão e, caso seja feito fora do vencimento, terá acréscimo de pró-rata.
AA solicitação de inclusão é feita pelo contratante, no setor de Cadastro da Unimed, na Estação Saúde Reduto - Manoel Barata, mediante apresentação dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e CPF da criança, no período de até 30 dias, a contar da data do nascimento, para absorção total das carências. Não é preciso que a criança esteja presente, caso o parto tenha sido realizado via atendimento da Unimed. No caso de dúvidas, entrar em contato com o setor de Cadastro, pelos números 4009-5245 / 4009-5930.
Cancelamento
A solicitação de cancelamento deve ser feita pelo Contratante ou por outra pessoa nomeada com procuração pública. Para a realização do referido cancelamento, é necessário que não haja pendência financeira. Se houver, o Contratante será informado que deverá quitar o débito, para evitar inclusão de seu nome no SPC/SERASA. A solicitação do cancelamento deverá ser feita no dia do vencimento da mensalidade ou até 5 dias após o referido vencimento. Atenção: Não quitar a mensalidade correspondente ao período do cancelamento. CANCELAMENTO POR CARTA (apenas para os casos em que o Contratante esteja fora de Belém): O Contratante deverá solicitar o cancelamento do plano de saúde através de carta registrada em cartório contendo as seguintes informações: Dados do Contratante: *Nome completo;
*Número do CPF;
*Número do contrato.
*Dados do Titular/Dependentes:
*Nome completo;
*Nome de sua genitora;
*Data de nascimento;
*Número do CPF;
Endereço para envio da correspondência:
Departamento Comercial / Fidelização Estação Saúde do Reduto Rua Senador Manoel Barata, 1542 Reduto Belém – Pará CEP: 66.053-320 Obs: É importante atentar para a data de envio da carta de cancelamento. A solicitação deve ser processada logo após o pagamento da última mensalidade para que não gere novo boleto.
Guia médico
O Guia Médico Completo é disponibilizado em CD, e pode ser adquirido em nossa Sede Administrativa, na Tv. Curuzú, nº 2212, entre Av. Almirante Barroso e Av. João Paulo II. É possível também, verificar endereços e telefones de consultórios, clínicas e laboratórios, pelo site da Unimed Belém www.unimedbelem.com.br, pela Central de Atendimento pelos telefones 0800 729 6000 / 4009-5000, ou pelo e-mail: sac@unimedbelem.com.br . Passo-a-passo pelo site: Acessar o site: www.unimedbelem.com.br - Guia Médico (lado direito da página) - preencher os campos: Código do cartão, PLANO, Rede. Automaticamente aparecerá o Estado e a Cidade (deverá clicar e alterar para a localidade desejada). Em “Tipo de Recurso”, selecionar a opção desejada (Exemplo: Laboratório, Médico, Hospital, Centro de Diagnóstico, etc). Selecionar em “Especialidades” a especialidade desejada - Clicar em "Pesquisar" - Aparecerão todas as opções; * Para as especialidades: Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Selecionar em “Tipo de Recurso”, “Pessoa Física – Não médico”. Clicar em "PRÓXIMO". Para maior comodidade dos nossos beneficiários, a Unimed Belém oferece através do nosso SAC, o serviço de Agendamento de consultas, exames e terapias, através dos contatos: 0800 729 6000, 4009-5000, e e-mail sac@unimedbelem.com.br. Conforme determina a Resolução Normativa nº 259 da ANS (Agência Nacional de Saúde), a operadora de saúde tem a obrigação de prestar atendimento na especialidade necessária obedecendo os prazos máximos estipulados, e não para o atendimento por um profissional ou estabelecimento específico de preferência do consumidor.
Inadimplência
A cláusula de Rescisão/Suspensão do seu contrato diz: “Poderá ser rescindido este contrato unilateralmente pela CONTRATADA, com exclusão do CONTRATANTE e respectivos dependentes se houver atraso no pagamento por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigências do contrato (...)”.
Planos Adaptados/Regulamentados e Não Adaptados/Não Regulamentados
Em junho de 1998, foi publicada a Lei 9.656 - a Lei dos Planos de Saúde. Todos os contratos de planos de saúde firmados a partir de 2 de janeiro de 1999, enquadram-se na nova legislação e são chamados Planos Regulamentados ou Adaptados. Por sua vez, os contratos firmados até 31 de dezembro de 1998, por não estarem necessariamente enquadrados na Lei 9.656, de 1998, são chamados, por analogia, de Contratos Antigos ou Não Regulamentados ou Não Adaptados.
Regra geral, os contratos de planos de saúde assinados até 31 de dezembro de 1998, ou seja, antes da vigência da lei 9.656/98, são considerados como antigos. Por sua vez, aqueles assinados a partir de 2 de janeiro de 1999, ou seja, já na vigência da Lei 9.656/98, são considerados novos. Portanto, verifique o seu contrato de adesão (ou termos aditivos contratuais, se houver) para saber se é novo ou antigo. Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento, por meio do número 0800 729 6000. Fique atento ainda para o fato de já ter realizado a adaptação de seu contrato antigo às novas regras introduzidas pela Lei 9.656/98, ou mesmo, já ter trocado seu plano antigo por um novo (migração). Para isso, basta verificar os aditivos contratuais assinados ou o próprio contrato de adesão.
Autorização
A consulta médica e o atendimento de urgência/emergência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido. Se necessitar autorizar exames, procedimentos ou guias de internação, compareça a uma de nossas Unidades, listadas abaixo: Sede Administrativa Endereço: Travessa Curuzu, 2212 CEP: 66085-823 Telefone: 0800 729 6000 Estação Saúde Reduto Endereço: Rua Senador Manoel Barata, 1508. CEP: 66053-320 Telefone: (91) 4009-5900 Observe se sua guia foi assinada e carimbada pelo seu médico. Nos casos de cirurgia (exceto as de urgência/emergência), não esqueça de levar os seguintes documentos: cartão Unimed Belém, identificação com foto, solicitação médica e exames relacionados à solicitação médica, como por exemplo: ultrassonografa, tomografia, ressonância, RX, resultado de histopatológico, etc., pois estes serão muito importantes no ato da autorização do seu precedimento.
Sede Administrativa: Segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Estação Saúde Reduto: Segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

A guia de autorização tem validade de 30 dias para a realização. No caso de desistência ou intercorrência que lhe impossibilite de realizar o procedimento neste período, procure a Unimed Belém para cancelar a autorização ou revalidar, principalmente nos casos de cirurgias que necessitam do fornecimento de materiais órteses e/ou próteses.
Boleto
A Unimed disponibiliza alguns meios de acesso à 2ª via de boleto, na escala a seguir: * SITE: Acessar www.unimedbelem.com.br, clicar em “2ª VIA” no topo da página, preencher a data de nascimento, digitar a numeração do cartão da Unimed Belém, digitar os caracteres da imagem no campo indicado e clicar em “ENVIAR”; * SAC (CENTRAL 24h - 0800 729 6000/ 4009-5000): Realiza o envio de 2ª via por e-mail; * SAC (e-mail): Realiza o envio de boleto solicitado por e-mail; * Unidades: Em qualquer uma das Unidades Administrativas e Unidades de Urgência e Emergência. Conforme cláusula contratual, não recebendo a 1ª via no prazo de até 5 dias antes do vencimento, deverá ser solicitada 2ª via diretamente à contratada, para que não se sujeite às consequências de mora.
Rol de procedimentos
Conforme os contratos regidos pela lei 9.656/98 (que regulamentam o setor de planos de saúde), as coberturas obrigatórias estão inseridas no Rol de Procedimentos Médicos criados pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Para consultar o “Rol de Procedimentos”, basta acessar o site da ANS, www.ans.gov.br.
Odontologia
Não. A Unimed Belém é uma Cooperativa de Trabalho Médico e não odontológico, portanto somente dá cobertura para atendimento médico, exceto nos casos de cirurgias crânio-maxilo-facial que constam no Rol de Procedimentos da ANS.
Carências
É um período pré-determinado no início do contrato, durante o qual o consumidor não pode usar integralmente os serviços oferecidos pelo plano de saúde. Para ter direito a exames, consultas e internações, o consumidor começa a pagar o plano, mas precisa esperar o prazo de carência vencer.
Os prazos de carência são informados no seu contrato, e começam a vigorar a partir da data de vigência do mesmo.
Agravo
Agravo é qualquer acréscimo no valor da contraprestação paga ao plano privado de assistência à saúde, para que o beneficiário tenha direito integral à cobertura contratada, para a doença ou lesão preexistente declarada, após os prazos de carências contratuais, de acordo com as condições negociadas entre a operadora e o beneficiário.
No momento da adesão ao novo plano, se o consumidor optar pela cobertura imediata de doenças ou lesões preexistentes. Nesses casos, mesmo pagando a diferença, o consumidor terá que observar os prazos de carência previstos em contrato para procedimentos específicos tais como consultas, exames e internações. O agravo deverá ser formalizado por meio de aditivo contratual específico, em que deverá constar menção expressa ao percentual ou valor do acréscimo, bem como o seu período de vigência. De acordo com o art. 12 da RN nº 195, o contrato coletivo por adesão poderá conter cláusula de agravo ou cobertura parcial temporária, nos casos de doença ou lesões preexistentes, nos termos da resolução específica em vigor. Vale ressaltar ainda que, de acordo com a RN nº 162, art. 15, inciso III, paragrafo §1º, o oferecimento do agravo é facultativo, porém não deve ser oferecido sozinho. Sempre deve acompanhar o oferecimento de CPT.
Cobertura Parcial temporária
De acordo com a RN nº 162/07, “Cobertura Parcial Temporária” (CPT) é aquela que admite, por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde, a suspensão da cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, desde que relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal”. Cumprindo este prazo específico, o consumidor passa a usufruir a cobertura integral.
Urgência e emergência
São consideradas situações de urgência e emergência aquelas que dependem da ação imediata do médico e, portanto, não podem aguardar o agendamento de uma consulta em consultório.
São eles: • Todo tipo de dor aguda na cabeça, coluna, peito, abdômen etc;
• Crise de alergias, coceiras, falta de ar, pressão alta e queda de pressão (desmaios);
• Todo tipo de sangramento – nasal, urinário, digestivo, ginecológico etc;
• Casos de vômito, tonturas e diarreias com desidratação;
• Intoxicação com bebidas, medicamentos, drogas ou venenos;
• Todos os casos de traumatismo, ocasionados por acidentes pessoais (ferimentos cortantes, perfurantes, quedas com fraturas ou torções de articulações), de trânsito (colisões, capotamento, atropelamento), por armas de fogo (tiros) ou armas brancas (facadas).
Conforme a Lei que regulamenta os planos de saúde (Lei nº 9.656/98), casos de emergência são aqueles em que há risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o paciente. Por exemplo, um infarto do coração.
Enquanto que os casos de urgência são aqueles resultantes de acidentes pessoais (por exemplo, uma fratura causada por uma queda) ou de complicações na gravidez.
Acidentes de carro;
Acidentes de origem elétrica;
Acidentes com projeteis de armas de fogo;
Acidentes com armas brancas;
Acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião etc.);
Lesões esportivas;
Fraturas e cortes por acidentes ou quedas;
Queimaduras;
Afogamentos;
Hemorragia;
Dificuldade respiratória, ataque de asma, pneumonia;
Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços ou pernas;
Perda de visão ou de audição;
Inconsciência;
Confusão, alteração do nível de consciência, desmaio;
Pensamentos suicidas ou homicidas;
Intoxicações por medicamentos ou drogas;
Dor abdominal grave e vômito persistente;
Intoxicação alimentar;
Sangue no vômito, na tosse, na urina ou nas fezes;
Reações alérgicas graves à mordida de inseto, a alimento ou à medicação;
Complicações de doenças;
Febre alta.
Nas unidades de Urgência e Emergência, todos os médicos plantonistas estão capacitados para ocorrências graves, por meio de cursos específicos, treinamentos e reciclagens periódicas. Essas Unidades foram carinhosamente projetadas e devem ser procuradas para atendimentos com risco imediato de vida. Os demais casos, sempre serão melhor conduzidos nos consultórios médicos. A Unimed Belém é composta por mais de 1800 médicos cooperados, uma das maiores cooperativas médicas do Brasil. Consulte o guia médico em nosso site (www.unimedbelem.com.br).
Porque o atendimento de urgência combate somente os sintomas, não investiga a causa da doença. O atendimento em pronto atendimento também não lhe dá direito ao retorno e acompanhamento com o mesmo médico. Os pacientes que apresentarem situações incompatíveis com atendimento em pronto atendimento devem sempre se dirigir à clínica ou ao consultório médico, preferivelmente de clínica geral, para terem, de maneira exata, as suas necessidades básicas atendidas. A atenção ambulatorial fora das rotinas de urgência e de emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, numa abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnóstico está correto e se o tratamento foi adequado.
Mudança de abrangência Nacional/Grupo de Municípios ou Grupo de Municípios/Nacional
O Contratante deve comparecer ao Departamento Comercial/Fidelização (Estação Saúde Reduto – Rua Manoel Barata 1542). A solicitação deve ser feita até o dia do vencimento com o pagamento ainda em aberto, para que seja gerado novo boleto de pagamento. O usuário cumprirá carência integral para as coberturas que anteriormente não tinha direito. Documentos necessários: Contratante: cópia do RG, CPF e comprovante de residência (nome do Contratante); Titular/Dependente: cópia da certidão de nascimento, cópia da certidão de casamento, cópia do RG e do CPF. OBS: Se o Titular do plano for menor de idade é obrigatório também a apresentação do CPF. (RN 187- Art. 15).
Portabilidade
A solicitação pode ser feita na Estação Saúde Reduto – Manoel Barata, pelo Contratante/Titular maior de 18 anos.
A solicitação de Portabilidade de outra operadora de plano de saúde para a Unimed Belém deve ser solicitado no setor Comercial.
A solicitação de Portabilidade da Unimed Belém para outra operadora de plano de saúde deve ser feita no setor de Cadastro, por meio de declaração de permanência.
Reajuste
Existem dois tipos de reajustes aplicáveis no plano de saúde:

* Reajuste Anual:

Planos Adaptados: Índice repassado pela ANS e aplicado no mês de aniversário do plano.

tabela Planos não adaptados: De acordo com o IGPM do mês vigente.
* Por faixa etária: Quando o usuário faz aniversário, de acordo com os períodos e porcentagens informados no contrato.
Compra de plano de Saúde
Para aderir ao plano de saúde da Unimed Belém, o cliente deve dirigir-se ao Departamento Comercial, na Estação Saúde Reduto – Rua Manoel Barata nº 1542, (esquina com Rui Barbosa). Documentos necessários:
Contratante: cópia do RG, CPF e comprovante de residência (nome do Contratante).
Dependente: cópia da certidão de nascimento, cópia da certidão de casamento, cópia do RG e do CPF.
OBS: Se o titular do plano for menor de idade é obrigatório também a apresentação do CPF. (RN 187- Art. 15).
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Departamento Comercial, no número 0800 025 5005.