01 de Abril de 2019

Conheça os benefícios da corrida e da caminhada regular


No mês de abril, o dia 6 é dedicado às atividades e movimentos de conscientização pelo Dia Mundial da Atividade Física. Em consonância com essa data, é importante lembrar, que cuidar da saúde vai muito além de ter um corpo bonito. O hábito de realizar atividades físicas regularmente traz diversas vantagens ao organismo, incluindo uma vida mais longa e livre de muitas dores. Para isso, não é preciso muito. Os benefícios da caminhada, por exemplo, são extensos e trazem excelentes resultados para um corpo sedentário.

O simples ato de caminhar libera hormônios, é um exercício que requer baixo investimento para começar e que não exige grandes habilidades para a prática. Essa atividade, não tem restrição de gênero, nem idade — e o melhor: ajuda na queima de gordura.

Para que você possa começar logo o seu percurso com empolgação, elaboramos este artigo com oito benefícios da corrida e da caminhada para a saúde. Continue a leitura e confira!

  • Melhora a circulação

Seria impossível listar os benefícios que a caminhada proporciona, sem começar, citando a melhoria na circulação sanguínea. Uma caminhada de 40 minutos ajuda na redução da pressão arterial, mesmo após 24 horas da atividade.

Esse tipo de exercício permite que as válvulas do coração funcionem melhor, trabalhem de forma uniforme a oxigenação do corpo e a circulação da hemoglobina. Assim, artérias, veias e vasos se dilatam, facilitando o transporte do oxigênio para as áreas periféricas, como braços e pernas.

  • Ajuda o sistema respiratório

Ao correr ou caminhar, aumentamos as trocas gasosas durante a respiração e, assim, liberamos em doses maiores as impurezas do pulmão.

Nesse caso, expelimos de forma mais fácil os catarros e poeiras do sistema respiratório. Uma caminhada leve pode ter o efeito de um xarope bronco dilatador, isto é, ajuda a dilatar os brônquios, prevenir inflamações do trato aéreo e reduzir a bronquite.

  • Atua na saúde do cérebro

Quando o corpo está em movimento, ele se distancia do envelhecimento. Ao caminharmos, nosso organismo recebe estímulos para aumentar a coordenação. Desse jeito, aperfeiçoamos diversos pontos que precisam estar em alerta para realizar a atividade. Entre eles podemos destacar quatro sentidos:

  1. olfativos;
  2. sonoros;
  3. visuais;
  4. táteis.
  • Combate à osteoporose

Além de melhorar a circulação, o sistema respiratório e o cérebro, os benefícios da caminhada vão mais fundo: combate a osteoporose, condição na qual os ossos se tornam cada dia mais fracos. A enfermidade pode ser confrontada com estímulos elétricos promovidos pelo impacto dos pés com o chão durante a caminhada.

Intitulado como piezelétrico, esses impulsos facilitam a absorção do cálcio, deixando os ossos mais resistentes.

  • Afasta a depressão

Tanto a caminhada quanto a corrida fazem com que o nosso organismo libere uma taxa maior do hormônio conhecido como endorfina, substância responsável pela sensação de relaxamento e alegria. Em doses elevadas, a endorfina traz uma grande sensação de bem-estar. A partir daí, quanto mais você anda, mais animado fica. Quanto mais animado, menos propenso estará a se concentrar nos problemas.

Para potencializar essa melhora, quando for caminhar ou correr, procure lugares com muita área verde, jardins ou parques. Assim, você pode admirar a natureza, fazer sua atividade física em um local mais tranquilo, conservar o bom humor e ter a autoestima renovada.

  • Atua contra a preguiça

Para começar bem o dia, experimente uma caminhada ou corrida logo pela manhã. Diariamente, temos picos na produção de adrenalina, uma substância estimulante que conduz as nossas atividades rotineiras.

Esse hormônio é mais forte nas primeiras horas do dia e, por isso, pode ser potencializado se bem trabalhado pela manhã. Gastando a adrenalina nas horas certas, à noite você garante um sono mais tranquilo e rejuvenescedor.

  • Emagrece e controla a vontade de comer

Você achou que não mencionaríamos esse grande benefício da caminhada? Se a atividade estiver associada a uma dieta balanceada e calorias na medida certa, pode ter certeza que reduzirá o percentual de gordura.

O metabolismo se mantém acelerado mesmo depois da caminhada, ou seja, a pessoa continua queimando calorias e emagrecendo graças ao aumento da circulação após o exercício.

Além de reduzir as medidas, caminhar ajuda a controlar aquela enorme vontade de comer, já que diminui a ansiedade por consumir algo. Lembre-se de que esse ato libera endorfina, hormônio que também promove a saciedade e o bem-estar, minimizando a compulsão alimentar.

Você percebeu que apresentamos um benefício da caminhada para cada dia da semana. Se você começou agora, não abuse. Inicie as atividades com uma caminhada leve, 3 vezes por semana, por aproximadamente 40 minutos. Aos poucos, aumente a intensidade do caminhar, a distância e o tempo de treino. Deixe que o seu corpo sinta o momento de ir mais longe.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também