19 de Março de 2019

Excesso de açúcar em refrigerantes e sucos: faz mais mal do que você imagina!


Provoca o vício

O consumo de açúcar também pode viciar — especialmente o branco.

Por estimular a produção da dopamina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, o organismo acaba se viciando com o consumo.

3. Favorece o aparecimento de outras doenças

O consumo de açúcar também pode ser a porta de entrada para outras doenças. Alguns exemplos são: 

4. Compromete a saúde bucal

Quem come muito açúcar precisa ter um cuidado a mais com a saúde bucal.

A explicação para isso é que o acúmulo de açúcar na boca pode favorecer o aparecimento de cáries e outros problemas, como gengivite e mau hálito. Isso acontece porque esse é um dos principais alimentos para que as bactérias se multipliquem na boca.

5. Reduz a memória

É isso mesmo: consumir muito açúcar pode fazer com que a sua memória fique prejudicada.

Somado a isso, ele dificulta o aprendizado e reduz os rendimentos nos estudos. Como isso não é nada bom, esforce-se para controlar o consumo.

Como fazer a substituição?

Como o refrigerante e o suco de caixinha são os principais vilões do alto consumo de açúcar, é interessante pensar em alternativas.

Existem algumas bebidas incríveis que podem substituí-los da sua dieta. É claro que cortar o hábito pode ser difícil no início, mas algumas outras podem ajudar no processo. Conheça algumas opções abaixo!

1. Água

A água é muito importante para o funcionamento do organismo, facilitando processos como digestão, absorção e funcionamento geral do corpo.

O grande segredo é se esforçar um pouco em um primeiro momento e, em poucos dias, já começar a se acostumar!

Uma excelente dica, a propósito, é começar a andar com uma garrafinha por perto para ir desenvolvendo esse saudável hábito de vida.

2. Sucos naturais

Além de serem saborosos, os sucos naturais trazem os benefícios da própria fruta. Portanto, tente substituir os refrigerantes por essa opção mais saudável. E lembre-se de que adicionar açúcar à bebida não é uma boa ideia!

Compre algumas frutas e tenha as opções sempre em casa. Essa é a melhor maneira de evitar o consumo de refrigerante sempre que abrir a geladeira!

3. Suco gaseificado

Se você gosta do sabor do refrigerante e da sensação que o gás traz, então também temos uma alternativa. O suco gaseificado é mais parecido com a bebida adocicada, mas conta com um perfil mais saudável.

A ideia aqui é misturar a água com um suco de fruta e… Pronto! A bebida já pode ser saboreada.

4. Água de coco

A água de coco geladinha pode ser uma das melhores alternativas quando o assunto é um líquido saudável.

Além de ser muito saborosa, a bebida ainda é rica em sais minerais, funcionando como um perfeito hidratante e isotônico natural.

A água de coco pode ser consumida de diversas formas, mas é sempre bom dar opções para as versões naturais — nada de comprar o produto de caixinha! Então explore a criatividade e use a bebida nos seus chás, sucos detox e outras opções.

5. Água saborizada

Fazer uma água saborizada está na moda e pode ser um ótimo substituto para sucos de caixinha e refrigerantes. A ideia é simples: basta misturar o líquido com alguma fruta picada.

Com o passar do tempo, os sabores se misturam e você adquire uma bebida gostosa, mas que não tem açúcar. E o melhor é que não é necessário gastar muito: usando a fruta da estação, você economiza e sempre terá um sabor diferente para se hidratar.

Agora que você entende melhor como o excesso de açúcar pode ser prejudicial para a sua saúde, adote algumas dessas alternativas. A melhor iniciativa envolve manter o funcionamento do seu organismo em dia.

Gostou dessas dicas? Ficou surpreso com tantas possibilidades gostosas e saudáveis? Então compartilhe este post nas redes sociais e marque aqueles que são viciados em açúcar!

Assessoria de Comunicação Unimed Belém

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