21 de Maio de 2019

O Workshop organizado pelo setor jurídico da Unimed Belém visa potencializar o arcabouço profissional dos advogados...


Advogados, médicos cooperados, e profissionais da área jurídica se reuniram nos dias 6, 7,8 e 9 desse mês, no auditório da Estação Saúde Unimed, para debater e atualizar conhecimentos acerca de temas regulatórios em saúde suplementar para prevenção de Notificações de Intermediações Preliminares (Nip’s). O Workshop organizado pelo setor jurídico da Unimed Belém visa potencializar o arcabouço profissional dos advogados, com a intenção de auxiliar da melhor maneira os beneficiários da Operadora de Saúde.

As NIPs são demandas de informações e/ou reclamações cadastradas pelos usuários, através dos canais de atendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. A partir disso, a operadora de saúde é notificada, por meio eletrônico, e tem até dez dias úteis para adotar as medidas necessárias à solução do problema em demandas não assistenciais e cinco dias úteis em demandas assistenciais. De acordo com a ANS, a NIP é “o instrumento que visa a solução de conflitos entre os beneficiários e as operadoras de planos privados de assistência à saúde”.  

A instrutora da ação foi a Dra. Juliana Russo, advogada atuante na área de saúde há 17 anos e sócia fundadora do Gouvêa Russo & Coimbra Advogados Associados. A profissional trouxe um repertório completo sobre contratos de plano de saúde, mecanismos de regulações assistenciais, atendimentos de urgência e emergência, prazos de atendimento, reembolso e transporte, entre outros. Para ela, “a assistência coletiva tem que ter regras claras. Regras que devem ser homenageadas, tanto pelos regulados, quanto pelo órgão regulador e a sociedade”.

Nesse contexto, os temas da ação educacional foram divididos em quatro dias para que fosse possível debater efetivamente a respeito dos principais procedimentos assistenciais regulatórios que visam assegurar a qualidade do atendimento ao cliente, sem descurar da sustentabilidade da Operadora de Plano de Saúde, bem como da prevenção de riscos jurídicos.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também