Sustentabilidade Unimed Belém

Sustentabilidade

Se comunicar com os diversos públicos da sociedade local e oferecer atendimento humanizado são os compromissos da Unimed Belém. Fazemos isso com foco na promoção da cidadania, desenvolvimento da comunidade e assistência à saúde. Por sermos um sistema de cooperação, priorizamos avidamente, ações que auxiliem os indivíduos na redução de impactos socialmente negativos, com a intenção de maximizar o bem-estar da sociedade e contribuir com o processo de evolução das pessoas.

Com este olhar, a Unimed Belém por meio da área de Responsabilidade Socioambiental, desenvolve projetos de assistência às comunidades carentes, com ações voltadas ao público infantil e suas famílias. Um dos trabalhos em desenvolvimento na Cooperativa é o “Projeto Criança Feliz”, que abrange atividades educacionais, culturais e de saúde. Além de levar programações instrutivas aos pequenos, com distribuição de materiais educativos, palestras e orientações gerais, os voluntários realizam exames e consultas para auxiliar na melhoria da saúde das famílias.

Há 06 anos, mais de 500 pessoas são beneficiadas anualmente com esta ação. Entre os meses de março e dezembro de 2018 as visitas mobilizam colaboradores da Unimed Belém, voluntários e acadêmicos de medicina, enfermagem e odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Outra ação com mais de 15 anos de atuação, é o “Projeto Sorria” que leva alegria a pacientes internados nas unidades de saúde de diferentes hospitais na capital e região metropolitana. A ação compreende atividades riso terapêuticas, e é desenvolvida por acadêmicos voluntários, enfermeiros, colaboradores e membros da sociedade em geral. A equipe de Clows (palhaços) realiza a abordagem dos pacientes, contando histórias e interagindo com o público, com a finalidade de m0069nimizar o sofrimento dos pacientes, contribuindo com a humanização do ambiente hospitalar.

  

Outra maneira que a área de Responsabilidade Social encontrou para contribuir com a sociedade, é a “Boutique Solidária”, um projeto que promove a venda de camisas e assessórios para o público interno e externo da Unimed Belém, e toda renda é investida na aquisição de material escolar, brinquedos e outros objetos distribuídos às comunidades carentes, sempre no final de cada ano.

No ano de 2018, foram realizadas algumas ações em consonância com as parcerias já citadas. Com atividades que priorizaram desde o lazer e bem-estar até necessidades básicas, como alimentação e atendimento médico, o Projeto “Criança Feliz” foi estendido às visitas natalinas nas comunidades ribeirinhas. A Cooperativa executou mais de 12 visitas de apoio a estas localidades e ajudou a atender 15 comunidades que recebem, periodicamente, monitoramento de saúde dos moradores e atendimento de suas necessidades básicas.