ANS Unimed Belém

ESPAÇO ANS - Reajustes de Planos; Pesquisa de Satisfação do Beneficiário; Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS

Índice dos últimos 10(dez) anos para o reajuste anual autorizado pela ANS, por variação de custo, para planos de saúde regulamentados individuais ou familiares, contratados a partir de janeiro de 1999.*

Ano Reajustes
2019 7,35%
2018 10%
2017 13,55%
2016 13,57%
2015 13,55%
2014 9,65%
2013 9,04%
2012 7,93%
2011 7,69%
2010 6,73%
   

Baixar tabela completa (.xlsx)

*O percentual de aumento da mensalidade por mudança de faixa etária está informado na Clausula 12ª do Guia de Leitura Contratual (GLC), e será somado ao índice de reajuste anual, quando ocorrer.
 


Pesquisa de Satisfação do Beneficiário

  • 2018

Parecer da auditoria independente 

Resultado da pesquisa de satisfação dos beneficiários

Termo de conflito de interesse - auditoria independente

  • 2020

Parecer de Auditoria Independente 

Resultado da pesquisa de Satisfação dos Beneficiários 

Termo de Conflito de Interesse - Auditoria Independente 

Relatório Técnico de Auditoria Independente

Demonstrativos financeiros

2018

2019


Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS é o índice que estimula a transparência e a segurança nas informações trocadas entre Operadoras de Saúdee seus clientes. O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras, seu resultado demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para beneficiários de planos de saúde. Ele avalia as Operadoras que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar – PQO, criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para fiscalizar a qualidade dos serviços da Saúde Suplementar no país, garantir transparência e equilíbrio no mercado, auxiliando o consumidor no momento de escolher um plano de saúde.

A avaliação é realizada com base em quatro dimensões, utilizando dados extraídos dos sistemas de informações da ANS
ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Dimensões de avaliação do IDSS:

  1. Atenção à saúde;

Avalia o atendimento em todas as suas formas, com foco nas ações de prevenção e assistência prestadas aos beneficiários.

  1. Garantia de acesso;

Verifica a garantia de acesso do cliente na rede assistencial abrangendo a oferta de rede de prestadores.

  1. Sustentabilidade do Mercado;

Monitora a Sustentabilidade da Operadora, considerando a consistência econômica e financeira da Organização, passando
pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

  1. Gestão de Processos e Regulação;

Avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

*O IDSS geral do setor da Saúde Suplementar no País, no ano-base 2017 foi de 0,7295, sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido.

 

 

Atenção! Verifique o número do registro da Unimed Belém na ANS, na carteirinha do plano ou boleto.

 

IDSS da operadora 2019 (Ano-base 2018)

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

mais informações+

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

mais informações+

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

mais informações+

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

mais informações+

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

mais informações+

 

Gráfico de evolução do IDSS - TISS

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.

P
O
N
T
U
A
Ç
Ã
O
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
0,6073
 
0,7489
 
   
2017
2018
    ANO BASE
 

Gráfico de evolução do IDSS

P
O
N
T
U
A
Ç
Ã
O
1.0
0.8
0.6
0.4
0.2
 
 
 
 
 
 
0,6371
 
0,6725
 
0,7695
 
   
2008*
2009*
2010*
2011
2012
2016
    ANO BASE

Para os anos de 2008, 2009 e 2010 os resultados foram apresentados apenas por faixa.

 

 

 

Espaço Parto Adequado

O parto é um momento muito especial, que marca a transição na vida da mulher e da família. Representa também o primeiro encontro com o bebê.

Abaixo, apresentam os documentos importantes para o acompanhamento dessa fase:

Cartão da Gestante e Carta de Informação à Gestante.

Tenha sempre com você o cartão da gestante a fim de que seja preenchido pelo obstetra de sua confiança. Por fim, desejamos uma excelente gestação e que essa nova vida traga muitas alegrias ao seio familiar. Lembramos que o parto cesáreo é um procedimento cirúrgico que deve observar claras indicações médicas. Caso sua preferência seja por essa modalidade de parto, segue abaixo declaração a ser preenchida e assinada por você e seu obstetra para registrar essa sua vontade.

Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Para obter informações sobre o percentual de cirurgias cesáreas e também sobre a utilização do partograma, do cartão da gestante e carta de informação a gestante, clique no link da resolução normativa nº 368.

ATENDIMENTO 24HS - MATERNIDADE DO POVO

Em parceria com a Maternidade do Povo, a Unimed Belém disponibiliza serviços de atendimento 24hs em Ginecologia e Obstetrícia às suas clientes. Desde 1º de junho de 2014 as mamães dispões de médicos de plantão, inclusive anestesistas, em caso de cirurgia. A Maternidade dispõe de 100 leitos, UTIs, inclusive neonatal, 4 salas de cirurgias, 3 salas para parto normal e toda a infraestrutura necessária para atender urgências e emergências ginecológicas e obstétricas.

A Maternidade do Povo fica na Rua Ferreira Cantão, 483, Fone: (91) 3215-4650.

PROGRAMA BEM ESTAR

O Programa Viver Bem, da Unimed Belém, criou o Projeto Bem Gestar, que possui o objetivo geral de realizar o acompanhamento multiprofissional de pré-natal, contribuindo para uma gestação saudável, visando à redução dos riscos de complicações maternas, fetais e neonatais.