PESQUISA DE SATISFAÇÃO e DADOS DA ANS

Dados da ANS

1| Reajustes de Planos Individuais e Coletivos

2| Pesquisa de Satisfação do Beneficiário

3| Demonstrativos Financeiros

4| Relatório de Sustentabilidade

5| Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS

6| Espaço Parto Adequado
 

1.1| REAJUSTES DOS CONTRATOS DE PLANOS INDIVIDUAIS

E/OU FAMILIARES

 

A - REAJUSTE POR MUDANÇA DE FAIXA ETÁRIA

O percentual de aumento da mensalidade por mudança de faixa etária está informado na Clausula 12ª do Guia de Leitura Contratual (GLC), e será somado ao índice de reajuste anual, quando ocorrer.

 

B - REAJUSTE ANUAL

Índice dos últimos 10(dez) anos para o reajuste anual autorizado pela ANS, por variação de custo, para planos de saúde regulamentados individuais e/ou familiares, contratados a partir de janeiro de 2010.

Ano Reajustes
2021 - 8,14%
2020 8,14%
2019 7,35%
2018 10%
2017 13,55%
2016 13,57%
2015 13,55%
2014 9,65%
2013 9,04%
2012 7,93%
2011 7,69%
2010 6,73%

 

1.2|REAJUSTES DOS CONTRATOS DE PLANOS COLETIVOS:

 

A - CONTRATOS COLETIVOS COM MENOS DE 30

VIDAS (POOL DE RISCO RN/309)

Os contratos coletivos regulamentados e adaptados à Lei 9656/98, com menos de 30 (trinta) vidas, para aqueles com a data base de reajuste entre MAIO/2022 e ABRIL/2023, o percentual de reajuste aplicado e à ser aplicado, será de 12,46% (doze virgula quarenta e seis por cento), conforme o mês de reajuste. Esta regra será aplicada aos contratos que no mês de reajuste mantenham a categoria de contrato com menos de 30 vidas.

Reajustes para contratos coletivos | 2022 - 2023

 

B - CONTRATOS COLETIVOS COM MAIS DE 30

VIDAS - OUT 2020/SET 2021

Os reajustes dos contratos coletivos com mais de 30 vidas, que na data do reajuste mantenham esta categoria, será realizado conforme negociação entre as partes, respeitando o quantitativo de vidas, a sinistralidade, e outros critérios previstos em contrato.

 Reajustes para contratos coletivos | OUT 2020 - SET 2021



2| PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO BENEFICIÁRIO

 

Documento Técnico para realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da ANS

Documento Técnico da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da ANS

 

2022

Parecer de Auditoria de Pesquisa - Unimed Belém IDSS 2021

Relatório de Auditoria de Pesquisa - Unimed Belém IDSS 2021

Relatório de Pesquisa - IDSS - PUBLICAÇÃO

Declaração de Inexistência de Conflitos de Interesse

2021

Parecer de Auditoria de Pesquisa - Unimed Belém IDSS 2020

Relatório de Auditoria de Pesquisa - Unimed Belém IDSS 2020

Relatório de Pesquisa - IDSS - PUBLICAÇÃO

Declaração de Inexistência de Conflitos de Interesse

2020

Parecer de Auditoria Independente 

Resultado da pesquisa de Satisfação dos Beneficiários 

Termo de Conflito de Interesse - Auditoria Independente 

Relatório Técnico de Auditoria Independente

2018

Parecer da auditoria independente 

Resultado da pesquisa de satisfação dos beneficiários

Termo de conflito de interesse - auditoria independente
 


3| DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

2021

1 - Balanço Patrimonial

2 - Demontração do resultado do Exercicio

3 - Demontração das mutações do patrimônio líquido

4 - Demonstração do Fluxo de Caixa

5 - Demontração do resultado abrangente

6 - Notas explicativas

7 - Parecer da auditoria independente

8 - Parecer Autorial

9 - Parecer do Conselho Fiscal

10 - Relatório de Administração

2020 

2019

2018

2016 - 2017
1 - Balanço Patrimonial

2 - Demontração do resultado do Exercicio

3 - Demontração das mutações do patrimônio líquido

4 - Demonstração do Fluxo de Caixa

5 - Demontração do resultado abrangente

6 - Notas explicativas

7 - Parecer da auditoria independente

8 - Parecer Conselho Fiscal

9 - Relatório de Administração

4| RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

2020

 

5| ÍNDICE DE DESEMPENHO DE SAÚDE SUPLEMENTAR - IDSS


O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS é o índice que estimula a transparência e a segurança nas informações trocadas entre Operadoras de Saúde e seus clientes. O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras, seu resultado demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para beneficiários de planos de saúde. Ele avalia as Operadoras que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar – PQO, criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para fiscalizar a qualidade dos serviços da Saúde Suplementar no país, garantir transparência e equilíbrio no mercado, auxiliando o consumidor no momento de escolher um plano de saúde.

A avaliação é realizada com base em quatro dimensões, utilizando dados extraídos dos sistemas de informações da ANS
ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Dimensões de avaliação do IDSS:

ATENÇÃO À SAÚDE

Avalia o atendimento em todas as suas formas, com foco nas ações de prevenção e assistência prestadas aos beneficiários.

GARANTIA DE SUCESSO

Verifica a garantia de acesso do cliente na rede assistencial abrangendo a oferta de rede de prestadores.

SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

Monitora a Sustentabilidade da Operadora, considerando a consistência econômica e financeira da Organização, passando
pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

*O IDSS geral do setor da Saúde Suplementar no País, no ano-base 2017 foi de 0,7295, sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido.

Atenção! Verifique o número do registro da Unimed Belém na ANS, na carteirinha do plano ou boleto.

 

IDSS da operadora 2021 (Ano-base 2020)

Pontuação para operadora acreditada: Operadora não Acreditada

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1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

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2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

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3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

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4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

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Gráfico de evolução do IDSS - TISS

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.