25 de Novembro de 2019

Acredita Unimed reúne cooperados e colaboradores em prol da excelência.


Em um evento marcado pela alegria e união, a Unimed Belém realizou o lançamento oficial do Programa de Acreditação, nesta quarta-feira (20) na sede campestre da Assembleia Paraense. O Programa tem por finalidade incentivar a melhoria contínua na qualidade assistencial da saúde suplementar. No total, participaram 595 pessoas, entre cooperados e colaboradores.

O Programa de Acreditação é uma certificação em que a Agência de Saúde Suplementar (ANS) incentiva as operadoras de planos de saúde a implantarem por meio de um novo paradigma a cultura da melhoria contínua em busca do que há de melhor em atendimento e prestação de serviços. Dentro dessa certificação, há níveis de classificação de excelência: bronze, prata e ouro, em que este último representa o grau máximo. Os benefícios são inúmeros, destaque para simplificação e clareza da organização interna, aumento da satisfação e confiança tanto dos clientes quanto dos entes participantes da empresa.

A Acreditação é voluntária. Logo, as operadoras aderem se desejarem. No Brasil, das quase 800 operadoras de plano de saúde, apenas 58 possuem Acreditação. Desse total, 50 são Unimeds. “Estamos prontos para alcançar níveis muito maiores. Temos investido em qualificação e queremos que esse espírito de alegria e união, que é uma das nossas marcas, se configure também em mais essa importante conquista para nós. Acreditamos em cada um que faz parte dessa grande família que é a Unimed Belém”, ratificou o Wilson Niwa, presidente da Unimed Belém.

Estratégico

Para alcançar essa certificação, a cooperativa tem atuado na construção e compartilhamento do Planejamento Estratégico. Durante o evento, Eduardo Neves – assessor do Núcleo de Ações Estratégicas, apresentou de maneira suscinta os aspectos identitários e conceituais do Planejamento. “Nosso objetivo é que as pessoas saibam quem é a Unimed Belém, o que nós queremos e quais os nossos valores, porque precisamos de cada talento aqui envolvido, cada um aqui é uma peça importante nessa grande engrenagem. Todos somos únicos”, afirmou Neves.

Também foi apresentado o passo a passo para o processo de Acreditação. “Estamos unidos em um mesmo objetivo: tornar a Unimed Belém referência nacional. Para isso, é preciso primeiro que acreditemos em nós mesmos, estejamos abertos ao novo e busquemos as mudanças necessárias, que irão resultar em um novo patamar pessoal e profissional para todos”, ressaltou Ana Giovanoni, diretora da Giovanoni Internacional, consultoria de desenvolvimento organizacional e implementação de projetos de Gestão Estratégica e Certificações de Qualidade, com atuação em várias singulares do Sistema Unimed.

“Vá e vença”

Com esse lema do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Bope), o ex-capitão do Bope e palestrante, Rodrigo Pimentel, compartilhou algumas experiências do dia a dia do Batalhão que ilustram os desafios cotidianos de todos os profissionais: os que deram certo, os que serviram de ponte para alcançar um objetivo e os que deram bem errado. “O importante é saber que podemos confiar uns nos outros, o exemplo, a confiança mútua, a obstinação, o entusiasmo e – sobretudo – a paixão pelo desafio e o reconhecimento são os principais combustíveis que nos movem para onde queremos chegar. O sucesso parte principalmente de acreditarmos em nós mesmos, no próprio potencial e nos prepararmos para a missão, com técnica, planejamento e entusiasmo”, elencou Pimentel.

“Estou emocionada com tudo, nunca tinha pensado o quanto essa metodologia alusiva ao ‘Tropa de Elite’ poderia servir tanto para nós. É a nossa vivência no dia a dia mesmo”, contou Ana Glaucia Farias, assistente administrativo da Auditoria.

“Vamos todos caminhar juntos”, enfatizou Lidiane Pereira, auxiliar administrativo 3 também do setor de Auditoria.

Participação

Seguindo a tradição, foi lançado um desafio para os colaboradores: criar uma paródia para a campanha de Acreditação Unimed Belém. Ao todo, 8 equipes participaram e de maneira muito criativa apresentaram vídeos e músicas de grandes sucessos regionais, nacionais e internacionais. Teve carimbó, brega, rock, mas a grande vencedora trouxe uma imbatível paródia com um estilo pop. Os jurados gostaram tanto, foi tão difícil escolher, que o prêmio – um passeio de barco pela orla de Belém, que inicialmente iria somente para a campeã – a equipe 8, do Núcleo de Órteses e Próteses, foi estendida a todas as concorrentes.

“O nível foi tão alto, tão surpreendente, que temos orgulho de estender para todas as participantes. Isso nos motiva a buscar a cada dia o que há de melhor para a nossa cooperativa e, certamente, com a adesão de todos, com todos esses talentos unidos, a Acreditação já tem data e horário para chegar”, finalizou Niwa.


Leia também