25 de Novembro de 2019

Movimento Azul leva 900 pessoas para o Parque do Utinga.


Com uma proposta de incentivar a qualidade de vida, a vc participação e a interação entre as pessoas, a Unimed Belém realizou na manhã de sábado (23) a caminhada “Movimento Azul” como forma de chamar atenção para a importância da saúde do homem. A atividade faz parte da programação especial do “Novembro Azul” e do movimento nacional do Sistema Unimed “Mude 1 Hábito” e reuniu em Belém cerca de 900 pessoas entre cooperados, colaboradores, clientes e comunidade em geral no Parque do Utinga.

O “Novembro Azul” é um movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, tendo incidência maior a partir dos 50 anos de idade. Em geral, as causas estão relacionadas a fatores genéticos, principalmente, em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

No Brasil, o Sistema Unimed promove o “Mude 1 Hábito”, que tem por finalidade incentivar as pessoas a viverem melhor começando pela mudança de apenas um hábito e – assim – transformando a forma de ver o mundo.

Foi assim, que dona Conceição Albuquerque, de 68 anos, começou a reescrever a própria história. Há 10 anos, começou a desfrutar do prazer de correr pelas ruas da capital paraense. Hoje, coleciona medalhas e troféus. “Eu nunca corri por medalha ou podium. Quando eu comecei era pela saúde, agora é pela satisfação de encontrar os amigos”.

Na programação, aquecimento, alongamento e um gostoso café da manhã para recepcionar os participantes. “A saúde está em se ter uma vida feliz, em que a atividade física adequada e saudável também esteja inserida no dia a dia das pessoas, com um elemento prazeroso. Incentivar movimentos e atividades como essas de integração, valorização e encontros é uma forma excelente de reforçar a importância de termos o cuidado com a saúde de quem a amamos e de nós mesmos”, enfatizou Antônio Travessa, vice-presidente da Unimed Belém.

Mulheres

Embora o objetivo da caminhada fosse incentivar os cuidados com a saúde masculina, cerca de 50% dos participantes eram mulheres. Isso demonstra o quanto a mulherada tem um papel fundamental na introdução de hábitos saudáveis dentro de seus grupos familiares.

Foi o caso da família Diniz. Há 3 anos, Nazaré Diniz iniciou a prática de corrida de rua. Aos poucos, foi mostrando para o marido e o filho o quanto isso poderia ser bom para eles também. O exemplo dela foi preponderante. “Agora, tenho o prazer de estar com a minha família aqui”, comemorou Nazaré. O marido, Roberto Diniz, começou a correr este ano, mas o recém-chegado atleta, neste sábado (23) só pôde acompanhar a esposa caminhando, por conta de uma lesão no joelho. O filho, Renan Diniz, ainda não aderiu à prática de exercícios, mas não resistiu ao sabor de curtir esse momento em família. “Eu vim mais por causa da minha mãe, que tem essa vida mais saudável e eu acho importante incentivar e participar”, comentou.

A caminhada “Movimento Azul” foi um evento gratuito e aberto realizado pela Unimed Belém, por meio do setor de Assessoria de Comunicação e Marketing, com o apoio do Programa Viver Bem, de promoção à saúde. Também contou com o apoio institucional da Seguros Unimed.

Serviço: Para saber mais como mudar 1 hábito, acesse: mude1habito.com.br


Leia também