22 de Maio de 2020


A Unimed Belém alcançou esta semana cerca de 450 pacientes recuperados da Covid-19

O número abrange pacientes e cooperados atendidos nas oito unidades da operadora de saúde na Região Metropolitana de Belém por 1.329 profissionais de saúde, sendo 589 médicos e 740 enfermeiros, técnicos em Enfermagem e auxiliares de Enfermagem. Todos os pacientes que receberam alta seguem com o tratamento em casa, sendo acompanhados pela equipe médica.

Ao todo, desde o dia primeiro de abril até 21 desse mês, as unidades Doca, Batista Campos e BR receberam 5.035 pacientes, internando 744 deles, entre casos suspeitos e confirmados de covid-19. Os números fazem da Unimed a operadora de plano de saúde que mais recebeu, atendeu e recuperou pacientes na grande Belém.

Os pacientes são usuários que procuraram a cooperativa apresentando sintomas do coronavírus. Examinados, foram internados e iniciaram de forma imediata o tratamento. Cada internação dura, em média, uma semana, podendo resultar em alta com menos ou mais tempo, dependendo da resposta do paciente ao tratamento.  Todos os pacientes têm, à disposição, estrutura, medicamentos e acompanhamento médico 24 horas. O atendimento se estende aos profissionais de saúde cooperados, que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Desde o início do agravamento da pandemia, a Unimed veio tomando medidas para atender a seus usuários de forma plena.  Dois dos três andares do Hospital Geral, na Travessa Domingos Marreiros, atendem exclusivamente casos de Covid-19. As Unidades de graves da Doca, BR 316 e Batista Campos foram ampliadas. Novos pontos de atendimento foram montados para atender casos da doença. A Policlínica, na Avenida Almirante Barroso e a Unimed Clínica, na Travessa Curuzu, estão funcionando, recebendo pacientes com sintomas leves encaminhados das unidades de urgência e emergência.

Na mesma Travessa Curuzu, a operadora oferece atendimento ambulatorial também para casos leves, de segunda a sábado, tanto para usuários do plano quanto em regime de intercâmbio.

A Clínica ParqueMed, no Parque Shopping Belém, na Avenida Augusto Montenegro, também faz atendimento ambulatorial para casos leves e moderados da síndrome de desconforto respiratório.

O ICF, Instituto de Cirurgia da Face está fazendo o atendimento exclusivo aos médicos cooperados e seus dependentes, que apresentarem sintomas da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo e casos leves e moderados de Síndrome Respiratória.

Seis novas ambulâncias equipadas para o enfrentamento da doença, já estão em funcionamento. Além delas, há outras duas reservas.

O atendimento Drive Trhu segue fazendo a distribuição de medicamentos, obedecendo decisão técnica dos médicos cooperados. Os medicamentos, Azitromicina, Cloroquina e Ivermectina, são distribuídos gratuitamente aos usuários da Unimed, de forma segura, farmacologicamente falando. Essa distribuição não é uma política normal da empresa e só ocorre porque, em decorrência da ausência de tratamento disponível, muitos médicos já estão prescrevendo esses fármacos, provocando sua falta no mercado local.

Para facilitar o acesso dos usuários, foi adotado o sistema “drive-thru”, amplamente utilizado em todo o Brasil, em todas as esferas, impedindo a aglomeração de pessoas.

A distribuição dos medicamentos segue normas rígidas, cumprindo todos os protocolos de segurança e vigilância sanitária. Há médicos e farmacêuticos envolvidos na operação e um rígido controle de receituário para os antimicrobianos. A previsão é que o serviço continue ocorrendo até o próximo dia 29.

Mais serviços

O serviço de orientação e triagem médica da Unimed, por meio site unimedcontraocoranavirus.com.br ou pelo telefone 0800 892 4888, conta com equipe técnica composta por médicos de família, clínicos, pediatras e enfermeiros, que são responsáveis pela condução dos atendimentos. Por meio dele, os beneficiários têm à sua disposição:

• Esclarecimentos sobre a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

• Condução e acompanhamento, por telefone e vídeo, de urgências e emergências.

• Orientações sobre preparo e realização de exames.

• Monitoramento de casos suspeitos.

• Encaminhamento ou direcionamento para a rede credenciada ou preferencial, definida pelo cliente.

Cadastramento de profissionais

Para aumentar quantitativa e qualitativamente o atendimento de seus usuários, a Unimed abriu um processo de cadastramento de currículos de profissionais de saúde. Para isso, disponibilizou uma plataforma on line de contratação, acessada por meio do linktr.ee/unimedbelem. Todos os processos de seleção, durante o período da pandemia, estão sendo feitos exclusivamente pela plataforma digital.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também