31 de Agosto de 2020

Nosso cabelo diz muito sobre nós. Que tal aprender a cuidar dos fios com alimentação, lavagem e hidratação? Vamos lá!


Você sente que seu cabelo cai muito ou que perdeu o brilho? Fica em dúvida sobre como cuidar da saúde dos cabelos da melhor forma? Reunimos aqui alguns hábitos importantes para o fortalecimento dos fios:

 

Queda de cabelo: como lidar?

rapaz passa a mão no cabelo em frente ao espelho

A queda de cabelo acontece quando caem mais fios por dia do que o comum e pode ser um indicativo de outros problemas. Vamos entender melhor.

As causas da queda de cabelo estão em três principais grupos:

  1. Hereditária: é o que chamamos popularmente de calvície. O volume de cabelo vai se tornando mais ralo
  2. Metabólica: geralmente causada por estresse, desequilíbrio nutricional e/ou doenças metabólicas
  3. Hormonal: é resultante de doenças na tireoide, ovários, suprarrenal, hipófise e/ou testículos

O mais comum é que as pessoas percam entre 100 e 200 fios de cabelo por dia. Se você sente que está perdendo mais cabelo do que costumava, o ideal é procurar um médico para investigar a causa e iniciar um tratamento adequado.

Vale ficar de olho: às vezes, o cabelo não está caindo, mas quebrando. A quebra, diferente da queda, é resultado de um cabelo danificado. Sobre isso, vale ver os próximos tópicos!

 

Vitaminas e alimentos bons para o cabelo

mulher penteando cabelo

Nosso organismo não produz a maioria das vitaminas, por isso, precisamos obtê-las por meio de nossa alimentação. Quando o assunto é cabelo, essas são as principais vitaminas a serem ingeridas:

  • Vitaminas do complexo B: são as mais importantes para a saúde dos cabelos. Estão divididas entre B1, B2, B12 e outras. Alguns alimentos em que elas estão presentes são leite, ovos, carne, banana, cogumelos e espinafre
  • Vitamina A: é parte integrante da nossa pele e cabelos. Alimentos ricos em vitamina A são frutas e vegetais alaranjados como cenoura, mamão e tomate
  • Vitamina C: aumenta a absorção de ferro, nutriente fundamental para fios de cabelo fortes. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja e limão, e verduras escuras, como a couve e a rúcula
  • Vitamina E: ajuda a proteger as células do nosso corpo. Os alimentos ricos em vitamina E são nozes, amêndoa, óleos vegetais, aveia e abacate

Cuidados importantes com os cabelos

Existem alguns cuidados que valem para todos os tipos de cabelo! São eles:

  1. Evitar água muito quente na lavagem
  2. Fugir do excesso de sol, que também pode prejudicar os fios
  3. Encontrar produtos que sejam adequados ao seu tipo de cabelo
  4. Cuidar da alimentação e garantir as vitaminas necessárias
  5. Tomar cuidado com receitas caseiras. O ideal é escolher produtos testados dermatologicamente
  6. Beber água! A hidratação é importante para o fio
  7. Antes de usar secador e/ou chapinha, aplicar um protetor térmico, produto que evita que os fios sejam danificados pelo calor dos equipamentos

Por outro lado, alguns cuidados são específicos para cada tipo, veja:

Cabelos lisos e ondulados podem ser mais oleosos e sujeitos a caspas por conta da estrutura do fio. A dica é lavar em dias alternados, sempre dando preferência aos shampoos e condicionadores próprios para o tipo de cabelo.

Cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados porque as curvas dificultam a passagem do óleo natural da raiz para todo o fio. A umectação - aplicação de óleos vegetais nos fios – pode ser feita uma e duas vezes por semana para manter os cabelos nutridos!

Gostou de saber mais sobre cabelos? Faça o QUIZ: mitos e verdade sobre cabelo e aprenda ainda mais!

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: SBD, Sociedade do Cabelo

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

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