11 de Fevereiro de 2020

Estrutura completa para atendimento pediátrico


Infância é sinônimo de alegria, diversão e muita brincadeira, mas quando acontece algum imprevisto de saúde, surge a pergunta: e agora?

Esse é o medo de muitos pais na hora que precisam levar os filhos para um hospital. Foi o que aconteceu com a empresária Layne Barros quando a filha nasceu com problema renal.  A menina fez vários tratamentos e, aos dois aninhos, passou pela primeira cirurgia. “Não é fácil ver a filha ali, tão pequeninha, passar por tanto sofrimento”, conta. Foi pensando em situações delicadas como essa que, em 2016, a Unimed Belém inaugurou o Hospital Pediátrico (HPU), especializado em atendimentos de média e alta complexidade.

O HPU realiza atendimento eletivo de crianças a partir de 30 dias de nascimento até os 13 anos e 11 meses de idade, transferidas e/ou encaminhadas de unidades da Unimed Belém para internações ou realização de procedimentos específicos. Possui 230 profissionais, 38 leitos, sendo sete de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e cinco de repouso pós-anestésico, 22 leitos de enfermaria, nove apartamentos e três para internação clínica, realização de cirurgias, retaguarda de UTI e diagnóstico por imagem. Tudo adaptado para o universo infantil.

O complexo hospitalar de pediatria dispõe ainda de três salas cirúrgicas, com equipamentos de ponta com capacidade para realização de cirurgias de média e alta complexidade.  A estrutura profissional conta com uma equipe médica e cirúrgica, formada por 35 médicos especialistas, equipe de apoio técnico, administrativo e assistencial.

“Há toda uma preocupação em manter a criança e a família acolhidas. O nosso exame de tomografia, por exemplo, é realizado e acompanhado com um anestesista como forma de dar maior segurança para a criança na hora da realização do exame”, acrescenta Wilken Costa, um dos Líderes Administrativos do HPU.

A tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza raios-X para formar várias imagens seccionais (fatias) do corpo. Para a realização adequada do exame, a criança precisa ficar deitada em uma mesa que se move através de uma abertura no centro do aparelho, por onde são emitidos os raios-X e captadas as imagens. Esse exame está disponível no HPU para qualquer beneficiário da Unimed Belém, desde que se enquadre na faixa etária de pacientes do Hospital. Para realiza-lo, basta ligar para a Unidade e agendar o procedimento.

No HPU, esse procedimento segue recomendação do Ministério da Saúde, que por meio do Protocolo de Segurança do Paciente aconselha que em exames de tomografia pediátrica um médico anestesista esteja à disposição para assegurar a saúde da criança.  Em caso de alguma intercorrência, há a retaguarda de UTI e toda a estrutura necessária ao atendimento. Por ser um procedimento de alto custo, nenhum outro hospital pediátrico na grande Belém realiza esse tipo de exame.

Estrutura e Qualidade

A Unidade Pediátrica foi toda concebida dentro do padrão nacional da Unimed do Brasil, com decoração lúdica e interativa, inspirada nas viagens fantásticas das obras do escritor Júlio Verne. Cada andar apresenta temática diferente, o andar do bloco cirúrgico – por exemplo – tem uma temática regional nas paredes, que explana monumentos importantes da cidade, como o teatro da paz e a basílica santuário de Nazaré. No mesmo espaço, há uma régua em formato de trilha no chão para os pequenos se divertirem enquanto fazem a fisioterapia.

“Quando pensamos no Hospital Pediátrico, o cenário de atendimento especializado para crianças era muito restrito em Belém. A criança precisa ter um local e tratamento diferenciado e é exatamente isso que o HPU faz. Em apenas três anos de funcionamento, o Hospital se tornou uma referência na rede Unimed”, explica Wilson Niwa, Presidente da Unimed Belém.

Em 2019, a Unidade recebeu a Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia e certifica a promoção, a qualidade e a segurança da assistência em saúde. “Dentro da cooperativa é uma acreditação inédita e, considerando um hospital pediátrico de serviço privado, também é o primeiro a ter esse reconhecimento. Ter um local apropriado e acreditado para tratar de crianças é imprescindível para atender cada vez melhor”, destaca Niwa.

Serviço: O HPU está localizado na Rua Bernal do Couto, 766, entre a Trav. Dom Romualdo de Seixas e a Av. Generalíssimo Deodoro. Tel.: (91) 4009-5900.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também