Responsabilidade Socioambiental

Projetos Sociais

A Responsabilidade Social da Unimed Belém atua desde 2006, e é o setor que cuida das políticas, dos programas e das ações de sustentabilidade social e ambiental, tanto para os recursos próprios da cooperativa quanto em benefício da comunidade em geral.

São várias atividades, que vão desde a otimização de recursos como energia, água, descarte de resíduos à assistência de comunidades carentes.

 

Criança Feliz

 

O Projeto

Uma iniciativa que promove e incentiva a saúde e educação infantil. O Projeto, atende comunidades carentes nos arredores da grande Belém, sendo as comunidades ribeirinhas, as principais beneficiadas pela ação.  

São realizadas ações educativas, como palestras e oficinas, sobre a importâncias de cuidados básicos, a exemplo, da alimentação, vacinas, exames periódicos, saúde da mulher e planejamento familiar. O diagnóstico é realizado em tempo hábil, assim como exames laboratoriais e tratamento para patologias consideradas simples. Em caso de algo mais complexo, também são realizados os devidos encaminhamentos.

A ação é desenvolvida por acadêmicos voluntários, colaboradores, cooperadores e membros da sociedade em geral.

Mais de 500 pessoas são beneficiadas anualmente com a ação.

                                                                         

Quando tudo começou

O “Criança Feliz” existe desde 2006, ano em que começou a realizar o acompanhamento da saúde de dezenas de crianças da creche “Casulo”, localizada em Ananindeua-PA. A creche fechou em 2015 e o projeto foi reformulado e passou a atender, em 2016, comunidades ribeirinhas.

Anualmente, quatro comunidades são atendidas e monitoradas, com avaliação dos resultados dos atendimentos a cada 12 meses. Em 2019, foram beneficiadas 624 famílias e 467 crianças.

Parceiros

Universidade Federal do Pará (UFPA) e Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

 

Boutique Solidária

 

Um desdobramento importante do Projeto “Criança Feliz” é a Boutique Solidária. Como forma de divulgar e envolver as pessoas sobre a importância do “Criança Feliz”, a Unimed Belém criou uma lojinha com artigos personalizados do projeto, cuja a renda é revestida para a aquisição de alimentos, brinquedos, mochilas, cadernos e kits escolares.

A Boutique Solidária está exposta na Unidade Estação Saúde, no bairro do Reduto, em Belém.

 

SORRIA

O Projeto

Um projeto baseado na “risoterapia”, em que os voluntários se fantasiam de doutores do riso e enfermeiros da alegria e levam um show de sorrisos para as alas infantis de hospitais de Belém e Região Metropolitana.

A ação compreende atividades riso terapêuticas, e é desenvolvida por acadêmicos voluntários. A equipe de Clows (palhaços) realiza a abordagem dos pacientes, contando histórias e interagindo com o público, contribuindo com a humanização do ambiente hospitalar.

Quando tudo começou

O Sorria atua há mais de 15 anos nos hospitais da Unimed Belém, Rede Prestadora e hospitais públicos da Capital paraense.

Parceiros

Voluntários membros da sociedade em geral.

Venha ser voluntário em um de nossos projetos!

Basta entrar em contato no 4009-5000 - Responsabilidade Social.